Tipos de Contentores 

Collapsible Flat Rack Container - Contentores Flat Rack desmontáveis, construídos para facilitar o seu transporte quando vazios. Uma vez desmontados, cinco unidades modulares desses contentores  perfazem ou ocupam o espaço de uma.

Flat Rack (FR) - Com terminais fixos ou  amovíveis  (Collapside acima citados). Este equipamento está pensado para o transporte de carga de grande porte, como as máquinas, cargas pesadas ou dimensões extras. Disponíveis em 20’ e 40’.

High Cube Containers (HC) - São contentores de 40' mas em vez da altura normal - 8'6" - têm 9' 6" (mais cerca 30 cms de altura que o contentor DV). São em regra utilizados em cargas leve.

Isotank ou Contentores-cisterna  - são utilizados em regra para cargas a granel, essencialmente cargas líquidas, sendo os mais comuns produtos químicos: materiais perigosos, como os combustíveis, substâncias tóxicas, agentes de protecção contra a corrosão, vinhos, óleos. Embora a capacidade do tanque inserido dentro do contentor possa ter volumes diversos a sua estrutura (frame) obedece às dimensões ISO.

NOR Container (NOR) – Non-operating Reefer. São contentores frigoríficos  cujo sistema refrigeração não é ligado. São usado como contentores normais / standard embora tenham dimensões interiores ligeiramente inferiores. Não há sempre disponibilidade no mercado mas a existirem, por vezes, beneficiam de melhores fretes.

Open Side Container (OS) – Contentor em uma das paredes laterais  é substituída por uma lona movível a fim de facilitar a carga e a descarga.

Open Top Container (OT) – designa o contentor que é aberto por cima que em regra levar uma lona removível aquando do carregamento. Surgem pela necessidade de efectuar transportes de  mercadorias que só podem ser carregadas pelo topo, sendo, em regra, essas mercadorias içadas através de ponte-rolantes. Servem, ainda, para mercadorias que possam ter medidas extras em altura, para além dos limites da estrutura do contentor. Alguns armadores têm, ainda, a variante do Hard Top em que a lona é substituída por um material rígido.

Pallet Wide Container (PW)– Contentor mais largo que permite o uso mais eficaz da euro palete, evitando perdas de espaço. Nas variantes 40’PW e 45’PW permitem o carregamento, respectivamente, de 30 e 33 euro paletes no lastro do contentor. Em regra são em simultâneo, HC, permitindo, também, a maximização do carregamento em altura. O contentor 45’ HCPW surge como excelente alternativa ao TIR no  tráfego  intra-europeu

Plataforms - Contentores Plataforma consistem numa estrutura do chão, não possuindo qualquer parede. Destinam-se a cargas com excesso de largura, altura e comprimento A sua elevada capacidade de carga faz com que seja possível concentrar o peso numa pequena área. Os contentores Plataforma estão disponíveis nos tamanhos de 20 'e 40'

Reefer (RE) - Refrigerado. Este tipo de contentor tem um gerador que mantém a mercadoria constantemente em baixa temperatura. Em regra são feitos de fibra de vidro ou alumínio, e as paredes possuem um isolamento térmico. Podem ter um ou dois motores (eléctricos e/ou de combustão).

Standard (GP=General Purposes/DV=Dry Van) - nas variantes Contentor SANDARD 20' x 8' x 8'6, Contentor STANDARD 40' x 8' x 8'6 e Contentor STANDARD HIGH CUBE 40' x 9' x 9'6,  são contentores preparados para qualquer tipo de carga seca normal, com diversos tipos de embalagem.

Ventilated containers - são  contentores ventilados, próprio para o transporte de mercadorias que necessitam ventilação. Destinam-se a cargas perecíveis que precisam de renovação do ar para preservarem suas características.